Ultrassonografia ou Ecografia Ocular – Você já sabe o que é?

Ultrassonografia ou Ecografia Ocular

A Ultrassonografia ou Ecografia Ocular é realizada para avaliar as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina, coroide e esclera) e cavidade orbitária (músculos oculares, nervo óptico). É um exame complementar essencial para avaliar a integridade do interior do olho, auxiliando no diagnóstico de doenças de variadas causas.  

Este exame é de fundamental importância nos casos em que se pretende visualizar o fundo de olho. Além disso, ele não só auxilia no diagnóstico de lesões oculares, pela análise das características das ondas captadas, como também analisa estruturas que ficam atrás dos olhos, por exemplo, gordura retro orbitária.  

Quais são as Indicações da Ecografia Ocular?

  • Queixas de pontos escuros na visão (moscas volantes) e flashes luminosos; 
  • baixa acuidade visual;
  • turvação de meios (córnea, cristalino e vítreo); 
  • descolamento de retina e coroide;
  • alterações do cristalino e/ ou de lentes intraoculares; 
  • patologias do vítreo,do nervo óptico, da órbita ;
  • diagnóstico de tumores oculares; 
  • pós traumas oculares para identificar alterações como descolamento de retina, hemorragias ou localização de corpos estranhos intraoculares. 

Ultrassonografia ou Ecografia Ocular

Métodos de Realização do Exame?

Existem dois métodos principais de Ultrassonografia Ocular : A-scan e B-scan.

  • O A-scan – exame feito com ou sem dilatação da pupila, com a superfície ocular anestesiada por colírio. Possui a mesma função da ultrassonografia B. No entanto, o resultado apresentado resulta em ondas, semelhante ao traçado de um eletrocardiograma.Ele é importante no cálculo de lentes intra oculares, principalmente nos pacientes com catarata mais avançada, nos portadores de alta miopia e em outras condições especiais.
  • O B-scan – exame ultrassonográfico tradicional que apresenta a imagem do perfil do olho, revelando internamente sua anatomia. Utilizado principalmente no diagnóstico de doenças intraoculares do vítreo, retina e coróide. A representação fornecida por este exame é bidimensional, consegue-se extrair informações da anatomia e topografia do olho estudado.

Como o Exame é realizado? 

O exame é realizado pelo Oftalmologista Especialista em Ecografia Ocular. Para realizar a Ecografia Ocular, usa-se um equipamento semelhante a uma caneta, formado por dois transdutores: um que avalia a parte anterior do olho e o outro que avalia a parte posterior. A chamada sonda de ultrassonografia tem funcionamento semelhante ao do aparelho de ultrassom abdominal, que é mais popularmente conhecido. Dessa forma, a partir das ondas sonoras emitidas é possível interpretar as informações recebidas pelo aparelho e produzir uma imagem da região interna dos olhos.

A ecografia do olho é um exame rápido, indolor e que atende a pessoas de qualquer idade. Ele é simples, realizado com os olhos fechados e com aplicação de gel sobre a pálpebra, o que permite a captura de todas as imagens necessárias do olho. Não é preciso preparação prévia para sua realização e nem suspensão do uso de medicamentos.  

Ultrassonografia ou Ecografia Ocular

Agora que você já conhece melhor a ultrassonografia ocular, aproveite para agendar seu exame em minha clínica! Além de utilizar os melhores aparelhos, com minha experiência lhe darei toda a atenção que você merece.

Compartilhe nossas notícias nas suas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas Notícias

Quais os Fatores de Risco que podem levar ao Glaucoma?

Glaucoma é uma doença em que há compressão do nervo óptico o que pode causar cegueira permanente. Alguns fatores, ao serem analisados, podem nos apontar a possibilidade de sua ocorrência . Por isso, conhecê-los nos levará a agir de maneira preventiva.

Leia Mais »

PROTEJA SEUS OLHOS NO VERÃO!

Não é apenas nossa pele que precisa de cuidados nos meses mais quentes.Necessitamos, também, cuidados com os olhos no verão. Nesta época, o surgimento de doenças oculares é bastante grande.

Leia Mais »

Deseja agendar uma consulta?

* Retornaremos com a confirmação assim que possível

Iniciar Conversa
Deseja Agendar uma Consulta?