Luz Pulsada e seus Benefícios para a Saúde

luz pulsada

A Luz Pulsada tem sido um dos recursos mais utilizados e mais desejados no mundo da estética. Por muito tempo, foi utilizada quase que exclusivamente para realizar tratamentos estéticos, mas poucos sabem que ela promove resultados satisfatórios em muitos outros tratamentos como os da área médica especialmente na oftalmologia.

Você sabe como funciona a Luz Pulsada?

A luz pulsada é uma tecnologia que emite feixes de luzes com característica policromática. Ela é gerada por um aparelho específico que possui uma lâmpada flash de alta energia a qual produz calor e atinge diferentes alvos.
O tratamento com a luz pulsada é rápido, eficaz e indolor. Geralmente varia de 3 a 4 sessões, com intervalo de 15 a 30 dias, dependendo do diagnóstico de cada paciente.

Conheça os Tratamentos da Luz Pulsada na Oftalmologia

Na oftalmologia, a luz pulsada pode ser usada em tratamentos de Meibomite, Olho Seco e Blefarite.

Meibomite: é a inflamação de algumas glândulas que possuímos nas pálpebra (glândulas de meibomius), as quais têm a função de produzir um tipo de óleo que ajuda a manter a umidade ocular, impedindo o ressecamento das pálpebras e dos olhos.
Os sintomas , além de vermelhidão ocular, ardência, presença de muco, sensação de olho seco e de areia nos olhos(sintomas típicos de olho seco), a meibomite pode trazer o inchaço do calázio (inflamação que ocorre no olho logo após os cílios) e outras irritações. Além disso, por ressecar o olho, a meibomite também pode dificultar a adaptação às lentes de contato.
Nesse tratamento, a luz pulsada é aplicada nas pálpebras para melhorar a lubrificação dos olhos. O tratamento é caracterizado por ser prático, rápido e indolor. São feitas de três a quatro aplicações, com duração de 5 minutos cada, com 15 a 30 dias de espaçamento. Outro ponto é que o procedimento não é invasivo e não costuma causar dores nos pacientes. Se não tratada, a meibomite pode se converter na Síndrome do Olho Seco.

Olho seco: é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos, devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima. O problema está presente em 10% da população e é conhecido como Síndrome do Olho Seco ou síndrome da disfunção lacrimal.
Dentre as causas principais da Síndrome do Olho Seco destacam-se a função reduzida das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima como consequência do envelhecimento, de doenças sistêmicas e autoimunes ou até pelo uso de certos medicamentos. Também podem ocorrer devido à evaporação excessiva provocada por fatores ambientais (ar condicionado, vento, clima quente e seco, fumaça, etc.) ou até devido ao uso prolongado do computador, tablet ou celular, especialmente para adultos acima dos 40 anos de idade. Os sintomas mais comuns são: ardência, embaçamento visual, queimação, sensação de secura, sensação de areia no olho e vermelhidão.
As aplicações de luz pulsada , nesses casos, são feitas sob a pálpebra de cada olho com a proteção de óculos especiais. Em seguida é emitido um feixe de luz pulsada regulada para estimular e desobstruir as glândulas meibomianas, restaurando a produção de lágrima saudável.
O tratamento completo varia de 3 a 4 sessões, e cada sessão dura de 3 a 5 minutos e é indolor. A melhora é percebida após cada sessão com o tratamento de luz pulsada é imediata e acumulativa a cada sessão. No entanto,a cada 12 meses, uma sessão controle deve ser realizada. O tratamento completo deve ser repetido entre 18 e 36 meses, dependendo dos sintomas e severidade da doença.

Blefarite: é uma inflação da margem palpebral e das bordas dos cílios que pode ser crônica e recorrente. Normalmente ocorre quando as minúsculas glândulas sebáceas da pálpebra interna ficam inflamadas. Costuma ocorrer juntamente com outros problemas de pele ou alergias como rosácea ocular, eczema, caspa e psoríase. Os sintomas incluem pálpebras vermelhas que coçam e parecem oleosas e com crostas. Secura nos olhos também é um sintoma.
Os tratamentos incluem a limpeza das pálpebras, colírios antibióticos ou esteroides e controle dos problemas subjacentes. No entanto, a blefarite não tem cura, ela tende a voltar e pode durar anos ou a vida inteira.
A luz pulsada começou a ser usada para tratar a blefarite com bons resultados.A energia luminosa da luz pulsada é transformada em energia térmica, que permite a coagulação e ablação de capilares, com redução dos fatores inflamatórios. Além disso, ela também atua na redução de ácaros e bactérias envolvidos na inflamação. Seu efeito térmico ajuda a desentupir as glândulas de Meibômio, facilitando a saída da secreção.
Quanto a duração do tratamento, são realizadas de 3 a 4 sessões, a cada 15 dias. A melhora da inflamação pode ser notada já na primeira sessão.

Benefícios dos Tratamentos com Luz Pulsada

Como pudemos observar, são muitos os benefícios do tratamento realizado com luz pulsada, entre eles:

● Reduz a vermelhidão dos olhos;
● Possibilita o uso de computadores, smartphones e televisão por mais tempo, sem fadiga nos olhos;
● Melhora a qualidade da lágrima já na primeira sessão;
● Diminui a necessidade de uso de colírios e lubrificantes.

Que tal realizar o tratamento de luz pulsada? Se você tiver perguntas ou preocupações sobre o procedimento, fale conosco! Vamos ficar felizes em ajudá-lo a compreender os riscos e benefícios deste procedimento.

Compartilhe nossas notícias nas suas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas Notícias

Quais os Fatores de Risco que podem levar ao Glaucoma?

Glaucoma é uma doença em que há compressão do nervo óptico o que pode causar cegueira permanente. Alguns fatores, ao serem analisados, podem nos apontar a possibilidade de sua ocorrência . Por isso, conhecê-los nos levará a agir de maneira preventiva.

Leia Mais »

PROTEJA SEUS OLHOS NO VERÃO!

Não é apenas nossa pele que precisa de cuidados nos meses mais quentes.Necessitamos, também, cuidados com os olhos no verão. Nesta época, o surgimento de doenças oculares é bastante grande.

Leia Mais »

Deseja agendar uma consulta?

* Retornaremos com a confirmação assim que possível

Iniciar Conversa
Deseja Agendar uma Consulta?