PROTEJA SEUS OLHOS NO VERÃO!

VERÃO

No verão, nossos olhos merecem muita atenção. Assim como a pele e os cabelos sofrem nos meses mais quentes, também nossa visão pode ser prejudicada com as altas temperaturas . Durante os meses mais quentes, ocorre um aumento significativo de doenças oculares que podem afetar tanto os olhos das crianças como também os dos adultos.

VERÃO
CUIDE-SE! APROVEITE SEU VERÃO!

Nesta época, estamos mais expostos aos raios solares,ao cloro das piscinas,à água contaminada e a outros fatores de risco para nossa visão. A estação é propícia para o crescimento dos casos de infecções, alergias e transtornos ocasionados pela radiação solar. Os raios ultravioletas são responsáveis pelo aparecimento de problemas sérios da visão como catarata precoce, pterígio e degeneração macular da retina.

 CONFIRA AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES NO VERÃO 

Com o calor, as pessoas frequentam mais as praias e piscinas, que podem estar contaminadas; o contágio nos olhos acontece por meio do vírus ou por um contato direto com pertences pessoais e secreções que estejam contaminados.

CONJUNTIVITE : é uma doença que causa irritação, ardência e vermelhidão nos olhos; é uma inflamação na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras).

CERATITE: é uma das infecções mais comuns na estação mais quente do ano.  Essa inflamação da córnea é causada por microorganismos nocivos muito frequentes no verão.

PTERÍGIO: a doença nada mais é do que uma alteração na membrana transparente do olho; o problema é conhecido por “carne no olho”. Seu principal desencadeador  é a exposição excessiva aos raios solares e a falta de proteção adequada. As pessoas que mais sofrem com as complicações do pterígio são as que trabalham expostas ao sol.

CATARATA : é o embaçamento (opacidade) do cristalino, que provoca perda progressiva e indolor da visão. A principal queixa das pessoas que sofrem com a doença é ter a visão embaçada, como se olhassem através de uma janela enevoada, o que causa desconforto ao dirigir um carro e dificuldade durante a leitura.

PRINCIPAIS DICAS PARA PROTEGER SEUS OLHOS NO VERÃO 

➡️ Óculos escuros com proteção UV , bonés e chapéus: estes acessórios tanto para os adultos quanto para as crianças, ajudam a proteger a visão dos raios solares UVA e UVB;

➡ ️ Protetor Solar: não leve as mãos aos olhos após usar o filtro solar e nem o coloque próximo à região dos olhos ! Esse contato deve ser evitado para não causar irritações e alergias;

➡️ Água limpa: tenha sempre uma garrafa com água limpa perto de você para lavar os olhos em caso de irritação por areia ou água do mar e/ou piscina;

PROTEJA-SE DOS RAIOS SOLARES!

➡ ️ Óculos de natação: ele ajuda a evitar irritação, principalmente quando for abrir os olhos embaixo da água; 

➡ ️ Maquiagem: evite usar maquiagem para ir à praia e piscina; se entrarem em contato com os olhos, esses produtos podem causar danos à visão ou irritar os olhos; 

️Lubrificantes oculares: procure um oftalmologista para prescrever lubrificantes de boa qualidade para serem usados várias vezes durante o dia na piscina ou na praia para evitar olhos vermelhos no final do dia;

➡ ️ Brinquedos para as crianças: cuidado com brinquedos como “armas” de espirrar água; os jatos, geralmente fortes, se acertarem o olho, podem causar incidentes durante a diversão.

CUIDADO AO UTILIZAR LENTES DE CONTATO! 

Quem usa lentes de contato deve ter cuidado redobrado! Ao entrar no mar ou na piscina, o ideal é retirá-las ou descartá-las assim que sair, pois algumas bactérias podem ficar alojadas entre a córnea e a lente, gerando infecções. Algumas podem, inclusive, causar cegueira ou mesmo a retirada do globo ocular.

Se as suas lentes não forem descartáveis, prefira retirá-las ao entrar no mar ou na piscina. Se por acaso acabar esquecendo de fazer isso, retire-as imediatamente e limpe-as com um colírio especial.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais para garantir que seus amigos também conheçam as melhores dicas sobre como cuidar da saúde ocular no verão! 

E não esqueça: consulte o oftalmologista se você ou algum familiar estiver com desconforto ocular! 

Compartilhe nossas notícias nas suas Redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas Notícias

Quais os Fatores de Risco que podem levar ao Glaucoma?

Glaucoma é uma doença em que há compressão do nervo óptico o que pode causar cegueira permanente. Alguns fatores, ao serem analisados, podem nos apontar a possibilidade de sua ocorrência . Por isso, conhecê-los nos levará a agir de maneira preventiva.

Leia Mais »

PROTEJA SEUS OLHOS NO VERÃO!

Não é apenas nossa pele que precisa de cuidados nos meses mais quentes.Necessitamos, também, cuidados com os olhos no verão. Nesta época, o surgimento de doenças oculares é bastante grande.

Leia Mais »

Deseja agendar uma consulta?

* Retornaremos com a confirmação assim que possível

Iniciar Conversa
Deseja Agendar uma Consulta?